terça-feira, 11 de maio de 2010

A solidão segundo... EU


É outono. Lá fora é terça-feira. Aqui dentro desta casa acho que é inverno, não sei se é terça-feira, é Nina Simone 'Don't let me be misunderstood'. Incenso. Fumaça de incenso perde-se no ar, ou acha-se. Vinho tinto. Rua deserta. Eu deserto de mim. Existe um vento que anuncia uma provável chuva. Ponta de um baseado no cinzeiro. Ontem 'Do começo ao fim', belo filme. Oh! minha Nina Simone agora quase chora em 'Ne me quitte pas'. Teu bilhete sobre as almofadas. Leio 'O príncipe das marés' só pra sentir você presente, como aquela tarde que fomos ao cinema ver o filme com o mesmo título. Te quero aqui e agora, e, assim tenho você aqui e agora recostado em meus braços. A coisa é de uma loucura, sinto teu cheiro, escuto tua voz. Estou meio louco. Quero dizer que te amo, mas não me atrevo. Porque sei que isso é mentira. Sinto que te amo, mas isso não é verdade. Esse meu amor é resultado de uma carência profunda. Não posso amar alguém que nem nesse país está. Mas como o amor está acumulado em mim, como o amor está transbordando em mim, tenho que derramar sobre alguém. E a pessoa mais próxima é você. Choro ou corto os pulsos? faço um chá de capim-limão, isso me acalma. Tenho um beijo contido em meus lábios, só pra você.
O tempo é agora. Não existe ontem e o amanhã nunca chegará porque já é hoje. Para uma criança não existe passado nem futuro. Numa cabeça de criança existe apenas o agora, o já. E porque a gente não cresce assim, vivendo sempre o agora? Porque a gente fica feio e burro?
Estou muito inseguro, estou muito sem apoio. Por que essa solidão? Por que será que não pinta uma paixão? Também não sei se é isso que quero, por isso estou assim meio perdido, meio que querendo amar todo mundo. "Todos de uma vez"... Ontem avistei você na rua (ou não era você? ). Pirei. Você acredita em amor a primeira vista? Pois é, mas você não quis. Bateu uma vontade de chorar quando o encontrei e não pude tocá-lo. Preconceitos. Só sei que me despertou aquilo que não sei o que é. Fome talvez. Fogo provavelmente...
Minha vontade mesmo é ir para teu encontro, para fora desta terra batizada de Brasil. Este país está um caos e o mundo está um caos maior ainda. Nem o mar no fim da tarde tem me acalmado. E fazer o que? gritar? Falar? Protestar? Onde? Resta o que? Ficar de boca calada?
Estou muito só. A solidão não me apavora, o que me assusta é que esta solidão está me fazendo muito bem. Estou sabendo conviver bem com ela, quando ela me visita num livro, num filme, num texto de algum amigo no blog, num poema, numa música... Só sei que tenho uma dor e sabe quando tens uma dor e não sabe ao certo onde dói, aí fica apertando com o dedo até chegar ao ponto x? Estou escrevendo como quem tateia com o dedo para achar o ponto x da dor... Pois é, estou mais ou menos assim, mas tateando... Viva nós. Sobreviventes. Sobre viventes.

19 comentários:

  1. Amor transnacional?
    Você não me contou. Ou seria literatura?

    Seja como for... Surte: e vá.
    E solidão acompanhada (por si) já começa a ser degenerada, nem mais é solidão... e se se torna boa, senhor!, pra que complicar? Vai à orla ver a beleza que circula e aceita a brisa do mar.
    Mas se não for literatura, repito: surte, e vá. No mais se perdem alguns tostões. De mais, ganha-se um amor, no mínimo, uma viagem além deste país (como cê disse? um caos)...

    Vai por mim... surte.

    Abraços daqui,

    ResponderExcluir
  2. Olá Franck! Obrigada pela nova visita e comentário no meu blog. Cá estou! Agora 'linkada' a você!
    Lindo texto. Feliz ou triste? A solidão é necessária - as vezes, e por pouco tempo.
    Cuide-se!
    BjO*

    ResponderExcluir
  3. é que tive que mudar o link ^^

    brigado... ótima semana pra vc tb...


    "Porque a gente fica feio e burro?" :(

    ResponderExcluir
  4. Tenho a impressão que o mundo anda solitário.


    Bom dia Franck!

    ResponderExcluir
  5. Não é amor... é necessidade de se sentir amado.
    Amor sozinho?
    Ora...
    Não é amor.. é o doce prazer em ficar amargo.
    Ouvindo Nina Simone ainda por cima?
    Delícia de solidão!
    Até me desperta vontade...
    Parti pra sofrer um pouquinho.. Já volto.

    ResponderExcluir
  6. Minha paixão é o meu Sul, minha raiz me faz feliz. Mesmo com o frio, como disse, o mate aquece, lembrando sempre que o que temos por dentro(quando bom) sempre favorece.
    Até logo.

    ResponderExcluir
  7. A solidão tem várias fases, algumas até boas, em que a gente curte a nossa própria presença e isso nos basta.
    Outras fases nos fazem tristes por um amor perdido, desencontrado...
    Mas nenhuma das fases dura muito, vão passando.

    Abraços pra tí

    ResponderExcluir
  8. Querido Franck, não poderia deixar de vir aqui agradecer as suas palavras nesse dia tão especial para mim. Obrigado :)

    ResponderExcluir
  9. Puxa...
    texto profundo.
    Ainda bem que ser feliz
    independe de se estar sou
    ou acompanhado.
    Volto aqui mais tarde.
    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  10. "Mas como o amor está acumulado em mim, como o amor está transbordando em mim, tenho que derramar sobre alguém."
    "Só sei que tenho uma dor e sabe quando tens uma dor e não sabe ao certo onde dói, aí fica apertando com o dedo até chegar ao ponto x? Estou escrevendo como quem tateia com o dedo para achar o ponto x da dor..."
    Nossa, me vi demais nesse post! parece que sou eu ali, pensando alto! absurdamente eu, haha. estou chocada de me ver assim, de frente ao espelho, no seu blog. você tem talento DEMAIS para textos, não só para poemas. veja se escreve mais textos, viu? amei demais!

    um beijo

    ResponderExcluir
  11. Para combater a solidão, leio, leio muito e sinto-me acompanhada.

    Seja feliz!

    ResponderExcluir
  12. esse texto é ótimo.
    sabe, penso que relações em que o casal realmente se ama não deve acabar por nada. agora, quando uma pessoa ama por duas é bem diferente, rs

    uns beijos

    ResponderExcluir
  13. caro franck muito obrigado pelo sincero carinho, também eu ficarei por aqui sempre, ouvindo teus poemas com trilha sonora

    ResponderExcluir
  14. ah esse éo tal texto que vc disse?

    muito lindo, sabias palavras :)
    adoreii
    uma ótima sexta-feira :**

    ResponderExcluir
  15. Agora não tem mais jeito, iniciou-se uma indelével contagem regressiva para um atentado ao seu coração, e quiçá o escape de sua prisão fantasmagórica.

    BeijooO'

    ResponderExcluir
  16. Acredito que conta sim, mas tbem te pergunto: o teu coração nunca colocou em dúvidas aquilo que achavas ter certeza?
    O meu já, e sempre tive as melhores respostas quando as procurei saber por aqu'Ele que sabe mais sobre mim que eu mesma.(pensamento meu)
    :)
    Abço

    ResponderExcluir
  17. Belo texto meu caro! Dei até uma viajada por outros tempos, sentimentos estagnados em fotografias amareladas do meu passado...

    "Ainda tem o seu perfume
    Pela casa
    Ainda tem você na sala
    Porque meu coração dispara?
    Quando tem o seu cheiro
    Dentro de um livro
    Dentro da noite veloz.."

    Já to te seguindo! Abraço!

    ResponderExcluir

(Quem dá a volta ao zodíaco comigo...)

Previsões dadas...

EU...

Minha foto
São Luís, MA, Brazil
Um brasileiro-nordestino, um cara comum, qlq um, como diria Caetano Veloso...