quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Um céu amarelo girassol com joaninhas


"Que presentes te daria?
Uma estrela vã do firmamento pra iluminar o vão do pensamento"...
('Os presentes:' Kleber Albuquerque)


Existe uma caixa amarela cruzando os ares, os mares, mãos estrangeiras. Essa caixa é de um amarelo ouro. Gema. Girassol. Dentro dela tem um outro amarelo e dentro dele numa janela colonial tem uma moça chamada Maria do Céu, que olha o céu, que não é de diamantes, nem de Lucy, talvez de Lily. Um céu blues, não, ele é cinza e essa moça canta e quer o deserto, o rio São Francisco, Minas Gerais, Lençóis Maranhenses, uma rede, água gasosa, vinho do porto. Sob essa janela tem um pregoeiro: 'olha a laranja, menino', quem quer comprar? 'Yes, temos bananas', olha o bananeiro, e, com as frutas ele dá joaninhas de todas as cores que também coloquei nessa caixa amarela, a qual poderia também ser verde, lilás ou vermelha, mas ela é amarelo ouro. Gema. Girassol. Quis colocar ainda nessa caixa sorrisos, um anjo, um jardim, alguns segredos, um bumba-meu-boi, conchas, matracas, um cão solto na noite, mas só a moça chamada Maria do Céu na janela e as joaninhas couberam e agora repousam bêbadas nessa caixa amarela, após tanto vôo e tanta água e tanto céu. Essa caixa amarela encontra-se dentro de outra caixa, talvez de metal, lá, em algum lugar, esquecida, esperando você para resgatar a moça e as joaninhas e o amarelo ouro. Gema. Girassol.


(by, franck)

33 comentários:

  1. Esse título me ganhou de cara! [risos]

    O texto deixou-me com uma sensação de: rodopio de amor enviado em poesia.

    Um terno abraço Frank

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo! Presentes são uma arte, é preciso poesia (e maestria) para dá-los. Recentemente, vivi uma coisa muito bonita, um amigo que conheci via orkut através de outro amigo, e que mora, esse novo amigo, na Finlândia. Pois esse rapaz que nunca me viu de perto me mandou uma coisa absolutamente linda e fora de moda: uma carta, recheada de coisinhas fofas e afeto. Demorei cerca de três meses para encontrar o tom e enviar uma carta de volta para a Finlândia, que chegou lá no dia do aniversário dele (uma coincidência feliz, sem dúvida). Mas que emoção eu senti, ao saber que algo que eu havia tocado atravessou o Atlântico e chegou em paragens distantes que nunca pisei e em mãos que ainda não toquei.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pois é,

    Dormi pouco e mal, agora dei para isso.

    Leio o texto do Franck e penso "tenho que encostar nalgum canto e descansar em mim mesma e de mim mesma... aí vem o texto da MARIANA, a amiga dele, e me dá outro texto.

    Eu volto, mais tarde... eu preciso de tempo e de sono. Depois, eu volto.

    Beijos ao Franck e um pra você também, MARIANA, que acabo de conhecer... Prazer!

    ResponderExcluir
  4. O prazer é todo meu, Lily. Outro beijo.

    ResponderExcluir
  5. No meio de tantos guardados amarelos, ou de outras cores, joaninhas, Maria do Céu, Lucy, Lily, encontrei um coração vermelho de paixão, esperando ser amado.
    Bjux

    ResponderExcluir
  6. Olha só, vejo que nós dois resolvemos escrever sobre caixas!
    Claro, eu de uma forma indireta.
    Adorei teu texto. Guarde um sorriso meu nesta caixa amarela.
    Muita paz. Beijo

    ResponderExcluir
  7. Que lindo, com certeza levará toda essa felicidade e boas energias a quem recebê-la! Adoro como escreve a vida! Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Querido, Franck!

    Saí. Deitei pra tentar dormir. Fiquei fazendo um texto para você. Impossível dormir escrevendo mentalmente. Então, voltei. Durmo depois.

    Caixas amarelas! O sentimento de ver uma caixa amarelo canário, amarelo ouro é o mesmo que ouvir alguém falando em Português na rua. Dá um baque no peito, sua memória se perde, você não pisa mais o chão onde está. É um retrocesso violento, uma guinada para a esquerda, para o passado. Você sabe que recorda uma vida, duas ou mais, mas não sabe do que se recorda. Você tem que apenas saborear o sentimento ímpar e guardá-lo. É bom. Faz bem. Devolve-lhe identidade.

    A moça chamada Maria do Céu sabe que o seu céu é cinza, mas ela aprecia céus azuis, azuis, iguais aos que vejo hoje. A moça chamada Maria do Céu não canta muito bem, mas se deita em lençóis Blue. Ela quer conhecer o franck, mas creio que ele viaja também, dentro da caixa amarela, todo dobrado, mas viaja. A Maria do Céu, a do céu cinza, gosta de se embebedar de palavras, de emoção e de vinho. Mas o vinho derramou, talvez os gatos tenham lambido toda a bebida e delirado de sonhos intensos, talvez... Talvez, ela não tenha tomado o vinho que sempre sonhou degustar, talvez a jarra estivesse vazia, ou quebrada ou para reparos. Mas nada importa, Franck, apenas o direito de se viver com intensidade a vida.

    O sentimento ímpar que você saboreia e guarda, aquele que vem com a visão da caixa e do som da língua Portuguesa, você tem todo o direito de viver, você, ele, eu. Todos nós.

    É preciso saborear o que a vida oferece, o que Deus lhe dá, mesmo sabendo que nunca se pode saber o tempo das coisas ou a reciprocidade de tudo e todos. Saborear é um ato íntimo, individual, ninguém sente o gosto da caixa, da Língua, dos lençóis d'águas, do nome Minas Gerais, da água que ferve, da banana (só quem a deixa de ter sabe o gosto que ela tem), do vinho que existiu ou não, derramou ou não, ninguém, ninguém no seu lugar.

    Aceita tudo o que a vida lhe oferece e guarda. O que a gente leva dessa vida? Lembranças, apenas lembranças, nada mais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Vem cá,

    Eu que nunca fui curiosa, estou ficando em relação à essa caixa.

    ResponderExcluir
  10. Ahhhh, meu querido
    Quanta vontade de se dar de presente vc consegue manifestar. E isso é lindo, admirável.

    ua foto, teu texto, me fizeram reviver a ansiedde de ter enviado um amarelo ouro a quem já havia dado meu coração...E depois de 24 horas, uma voz embargada de me dizia "meus olhos estão mareados de emoção".

    Merecemos - vc merece! - receber cartas (como a Mariana bem lembrou), mimos e recordações pelo velho e bom "serviço de correios". Porque afeto sobrevivi à latência dos sentidos. Amemos ainda que à distância!!!

    Abraços, Franck!

    ResponderExcluir
  11. humm, não sei comentar este texto...é sempre bom receber presentes, mas com isso da caixa amarela, referes-te mesmo a uma caixa amarela ou ao Sol, que é amarelo ? abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá Franck, a caixa amarela encerra recordações que são plenas de emoções, essa caixa amarela é fiel depositária de um espólio sentimental que espera ser resgatado.

    Tem uma boa noite.
    Beijinho

    PS: O teu blog, foi por mim escolhido e nomeado blog destaque da semana 32, irá por isso, constar como tal no meu blog.

    ResponderExcluir
  13. Me envolveu viu...

    abraços

    de luz e paz

    Hugo

    ResponderExcluir
  14. Olá Franck!
    Penso que as bananas eram da Madeira (ilha ), dizem que são as mais saborosas...e claro amarelinhas...
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Franck,


    ...ah esse Franck com esse dom de poetizar, de mandar carta, de acelerar coração ao recebê-la, desencantar a carta, resgatar a poesia, a moça e eu.


    Um grande abraço nobre poeta, Marluce

    ResponderExcluir
  16. ...nesta caixa amarela com toda certeza
    há o que de melhor pode se dar a alguém.

    momentos de muitas emoções enquanto
    se desata os colantes, laços e nós.

    depois...
    ah
    depois ficam-se as lembranças,
    ternas lembranças do gesto
    de amor.

    bjbj, querido lindo!

    ResponderExcluir
  17. Respondendo ao seu comentário:

    É da minha natureza. Sou esquisita, já disse. Eu não sou curiosa, cheguei a pensar na Nina Simone, mas depois parei. O bom é a surpresa. Você sabe que amo cartas, mas sou capaz de passar um dia todo com uma carta endereçada a mim por todo um dia sem abri-la, só esperando o momento melhor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Franck, amadooooooo!

    Eu to achando que essa caixa amarela, existe dentro uma cinderela.

    E que tem muito amor dentro dela.


    Textos assim, só podem sair de uma alma iluminada como a sua Franck.

    Um abraçãoooooooooooooooooo, meu querido!

    ResponderExcluir
  19. Eu me perder de você Franck? Nuncaaaaaaaaaaaa!

    Simm, vamos sair por ai, pra ver o sol...

    Eu canto Tom Jobim com você



    É de manhã
    Vem o sol
    Mas os pingos da chuva
    Que ontem caíram
    Ainda estão a brilhar
    Ainda estão da dançar
    Ao vento alegre
    Que me traz esta canção

    Quero que você
    Me dê a mão
    Vamos sair por aí
    Sem pensar
    No que foi que sonhei
    Que chorei, que sofri
    Pois a nova manhã
    Já me fez esquecer
    Me dê a mão
    Vamos sair pra ver o sol

    ResponderExcluir
  20. Esse texto pelo que vi, mexeu com todo mundo.Suspeito que um pouquinho de inveja da pessoa a quem a caixa estava destinada...rs..eu admito.A caixa amarelo ouro, gema e canário me trás um cheiro tão bom, de passado. Me deu vontade de receber uma carta...real, de papel, manuscrita...Como isso é possível? Fico maravilhada com o poder das palavras. Dormirei sequisosa. Beijos.

    ResponderExcluir
  21. A caixa amarela, ou caixa preta (dos aviões) contenha segredos indecifráveis, como uma vida vivida, amores esquecidos guardados em armários, que retornam sem aviso.
    Lindo texto amigo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Franck os dois e-mails que você me deu voltaram...Faça o seguinte me mande um e-mail...
    kalludy@hotmail.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Poderia por todos os sonhos meus em uma caixa e embalar para viajem [rsrs]

    ResponderExcluir
  24. Quando o sonho se tornar realidade eu com certeza nao irei deixar escapar os pequenos detalhes, pois eles sao a nossa felicidade =) beijao franck

    ResponderExcluir
  25. Sou capaz de contemplar esse amarelo ouro... sem pressa alguma de abrir. Coisa de infância. rs

    kiss
    bom dia, Franck!

    ResponderExcluir
  26. .

    O conteúdo da caixa amarela vale mais que ouro.
    Pois sabe do que está cheia? De sentimentos, de um amor tão intenso que faz enternecer o coração.

    Deixa que cruze mares e ares, e quando finalmente chegar ao destinatário, esse receberá junto com ela os sorrisos, o anjo e o jardim que você lá achou que não havia colocado.
    Pois que foram juntos, te garanto.

    *Com ele ou sem ele, o dia será sempre blue.

    "Tudo é blues, azul e dor mansinha."


    Dias sempre azuis pra ti, Franck.

    Beijo na alma.

    .
    .

    ResponderExcluir
  27. Oi Frack, tudo bem?
    Menino, caixinha amarela especial essa heim? rs
    A solidão a dois é terrível mesmo.
    Bjo

    ResponderExcluir
  28. O mistério é uma caixinha caprichosamente fechada com fitas.
    Sou curiosa. Sei que tem algo dentro.
    Balanço a caixinha imaginando mil coisas...

    ResponderExcluir
  29. Que ótimo Franck, q eu mais gosto dos seus textos é q vc pega coisas simples da vida e transforma em belos textos.
    Obrigada por me ajudar com seu voto.
    Ha pode votar qnt quiser.
    :*

    ResponderExcluir
  30. e se fosse feita uma troca de cores?
    Faria o mesmo sentido?

    Paz

    ResponderExcluir
  31. Ai agora eu quero saber o que TEM DENTRO DA CAIXA AMARELAAAAAAAAAAA!!!!
    bjossssssssssss

    ResponderExcluir
  32. poxa Frack...
    Você consegue destilar tantas informações com um aspecto vivo e autêntico que não consigo parar de ler...rsrs

    venho aqui sempre que estiver por perto ... t+

    ResponderExcluir
  33. Também quero uma caixa amarela, cheia de estrelas brilhantes, de idéias bonitas, de sonhos virgens, de palavras de amor, de flores do campo, luares e brisas...
    Não... Frank... acho que vou te mandar uma, mas não vou te dizer o que tem dentro.
    Um fds lindo pra vc.
    Beijos...

    ResponderExcluir

(Quem dá a volta ao zodíaco comigo...)

Previsões dadas...

EU...

Minha foto
São Luís, MA, Brazil
Um brasileiro-nordestino, um cara comum, qlq um, como diria Caetano Veloso...