sábado, 5 de junho de 2010

COUCHSURFING ( OU SURFANDO NO SOFÁ)


..."coisa que gosto é poder partir sem ter planos, melhor ainda é poder voltar quando quero"...

('Encontros e despedidas': Milton Nascimento & Fernando Brant)






Você nunca se questionou ao andar pelas ruas da sua cidade e olhar para algum estranho, quem seria aquela pessoa, para onde ela estaria indo, de onde veio ou o que faz à noite na sua casa? O CouchSurfing aproxima essas pessoas 'estrangeiras', através de uma hospedagem. Hospedando podemos compartilhar nossas histórias e saber de outras, talvez aprender ou aprimorar um outro idioma, conhecer mais sobre outro país ou estado. A filosofia Couch foi criada a seis anos por um jovem norte-americano chamado Casey Fenton quando viajou para a Islândia e, sem ter onde ficar, passou e-mails para quinze mil estudantes de lá pedindo alojamento. A idéia deu certo e ele ampliou o conceito de viajar o mundo 'surfando' de sofá em sofá junto com o conterrâneo Daniel M. Hoffer, o francês Sebastian Gião Le Tuan e o brasileiro Leonardo Bassori. O CouchSurfing já registra mais de 1,5 milhões de usuários de 231 países. Os cadastrados não são obrigados a abrir suas casas para os viajantes se não tiver um cantinho para receber alguém, pode-se oferecer apenas para passear, um café ou um drink. Quanto à segurança, há formas de checar a credibilidade da pessoa, como a quantidade de amigos que ela mantém no perfil e os comentários a seu respeito escrito por eles. O ideal é conversar bastante e deixar as regras da sua casa antes de receber um hóspede. Sou cadastrado a dois anos e já recebi seis pessoas, quatro estrangeiros (Espanha, Colômbia, França e China) e dois brasileiros (Rio de Janeiro e Minas Gerais). Todas as hospedagens foram tranquilas e positivas, e, em julho receberei uma argentina de 62 anos, não é maravilhoso? Estou me preparando para o ano que vem, também colocar a mochila nas costas e sair por outros países 'pedindo' para surfar no sofá de alguém. Taí a dica e o site: http://www.couchsurfing.org/.

9 comentários:

  1. gente que idéia maravilhosa essa, deve ser uma experiência enriquecedora receber culturas, pensamentos, vozes costumes diferentes em sua casa, muito bom também é sair por aí vendo o mundo como o mundo é de verdade

    ResponderExcluir
  2. Issá!!!!!!!!
    Maravilhosa essa idéia...gente amei!
    Bóra SURFAR nessa nova onda!
    bjosssssss

    ResponderExcluir
  3. Nossa, este post´s veio mesmo a calhar.
    Uma amiga, acustumada com a minha filosofia "depois eu entro" me recomendou este site para que, em Agosto, possamos ir p SP neste esquema do surf de sofá.
    Nâo tenho mais descullpa para minha preguiça. O link veio bater a minha porta....rs
    Abraços....
    E obrigado pelos versos da Marta
    Mônica

    ResponderExcluir
  4. Parace interessante, vou xeretar lá. Valeu a dica!

    BeijooO'

    ResponderExcluir
  5. Querido Franck, porque hoje é segunda, passei para lhe desejar uma maravilhosa semana, esperando que tenha começado da melhor forma.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Franck, muito obrigada pela dica! Ói eu mochilando pela vida... em breve!

    ResponderExcluir
  7. QUE DEEEEEEMAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIISSSSSSSSSSSSSSS

    OMG OMG OMG OMG OMG OMG OMG OMG

    *perdi totalmente a compostura*
    chegando em casa essa noite me cadastrarei. Será que conseguirei hospedes? e um dia poderei hospedar? Ah mas que mágico, e veio na hora certa.

    Obrigado por, mais uma vez, trazer ao blog coisas assim, franck.

    Grande abraço e boa semana :)

    ResponderExcluir
  8. Nossa Franck, que legal!!! Gostaria de receber quase o mundo inteiro na nminha casa!
    Que bacana isso! Fico imaginando a quantidade de histórias que você já ouviu! E todas as coisas bacanas que vem inclusas no pacote!!!
    Vamos mascar chicletes na sua cidade!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, adorei a idéia! Deve ter sido maravilhosa essa experiência!

    beijo

    ResponderExcluir

(Quem dá a volta ao zodíaco comigo...)

Previsões dadas...

EU...

Minha foto
São Luís, MA, Brazil
Um brasileiro-nordestino, um cara comum, qlq um, como diria Caetano Veloso...