terça-feira, 27 de julho de 2010

(Para ler ouvindo 'Don't let me be misunderstood' com Nina Simone)


(Esse texto aconteceu após ler um post sobre um recado deixado na geladeira no blog de Suzana/Lily, para quem dedico o texto de hoje.)



As primeiras vermelhidões do crepúsculo espalhavam-se pelo céu. Para os lados do poente, o Sol ainda tentava contra a noite, grande bola vermelha que voltava desesperadamente para a companhia de todos os ontens. O calor começava atenuar-se, entrei na cozinha para tomar suco de maracujá, meu preferido, quando encontrei seu bilhete na porta da geladeira dizendo que voltaria na próxima estação ou na próxima primavera, não recordo, só sei que fiquei com o seu bilhete nas mãos, ali na cozinha, com a geladeira entreaberta, a jarra de suco no balcão da pia, esquecida, e a voz rouca de Nina Simone vindo da sala, me perguntando porque resolveste partir assim e onde estarias.
Saudade dói. Como doeu essa sua partida, deixei mensagens para você no celular e no seu email, várias por dia, como quem joga uma garrafa ao mar, como um S.O.S moderno, e, enquanto esperava seu retorno, procurava-a no perfume da moça da esquina, na brisa que acariciava seu vestido florido no varal, no cheiro de chocolate que invadia a varanda vindo da casa vizinha, nas tatuagens do rapaz fazendo malabares no sinal de trânsito, na formiga passeando na minha tez pálida, no skatista descendo a rua, na anciã da praça e seu crochet, nos blues que ouço nas madrugadas, no vinho tinto seco dos fins de semana, nos pratos alinhados na pia após o almoço, no cheiro de alfazema deixado nos lençóis, no calor das velas que trouxestes de uma viagem a Califórnia, nas ondas do mar de um passeio na orla num sábado à tarde...
Procurei você na folhinha, todos os dias, sem saber se já era primavera, outono, verão ou inverno, quando no domingo último, bem cedinho, você retornou como se tivesse apenas ido à padaria, ao mercado, ao salão de beleza... Retornou trazendo poesias, muitas, com as quais saciei minha fome e minha sede e minha saudade de você. Nada perguntei, feliz por ter você de volta, mas dissestes que esteve sempre presente no meu dia-a-dia, nos detalhes que procurei de você, que fostes uma pseudo-ausência...


(by, franck)

24 comentários:

  1. Franck... Franck...
    Que texto mais lindo! Estou sufocada, fui lendo bem devagarinho, sorvendo... os olhos concentrados... ninguém, nada, nada poderia me incomodar, nem meu próprio ar. Fui lendo quase que decorando, feito a última prova de fim de semestre, em que você precisa de nota, aí você a recebe e a pega com extremo carinho, disposto a não deixar passar nada em branco, ou não entendido... você recebe a prova segurando o coração, pois trata-se de um bem mais que valioso. Vou copiar para mim, vou imprimir e guardar. GUARDA-ME! GUARDA-ME! E eu que não sou de chorar, fico aqui engasgada, uma homenagem assim tão pública, tão gritada bem alto... dá vontade de sentar num canto qualquer e chorar, chorar toda a minha vida, tudo aquilo que chorei em vão, tudo que chorei bendito e tudo o que fiz força para não deixar cair uma lágrima. GUARDO-TE! GUARDO-TE!
    Suzana ou Lily, o nome que você quiser me chamar.

    ResponderExcluir
  2. ...querido meu,
    são exatamente os detalhes que nos
    prendem, nos marcam, nos elevam
    ou até nos afundam.

    você é magico com as palavras.

    adoro...adoro

    bjbj

    ResponderExcluir
  3. Oiee Franck,fico feliz q vc esteja acompanhando o conto.
    Esse seu texto me lembrou akele meu da rosa.
    Nossos personagens foram deixados.
    Tenha uma linda semana
    :*

    ResponderExcluir
  4. Que texto mais lindo...
    Pequenos detalhes por vezes são aqueles que mais fazem a diferença...
    bjosssssssss

    ResponderExcluir
  5. Adorei ler o que escreveu! Tanto que já fui conhecer o blog de Lily.
    O texto reflecte cada instante desse sentir. A ansiedade da chegada, a tentativa do reencontro em cada passo, gesto, aroma, cor..., o desespero perdido no tempo marcado por cada segundo, e depois a calmaria da alma quando regressa!´Que escrita lindíssima!

    Parabéns, fiquei encantada!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. ai querido, não entendo como funcionam os selos! =/ como é?
    claro que qqr coisa vinda de ti é mto bem recebida!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Pra quem fica o tempo é suspensão.
    É um vir a chegar iminente.
    E o que fazer senão ficar feliz quando a espera findar???

    Franck, vamos pensar num livro, querido.
    Faço questão de ir a Ilha e trazer um exemplar autografado.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. :/
    "Como doeu essa sua partida, deixei mensagens para você no celular e no seu email, várias por dia, como quem joga uma garrafa ao mar, como um S.O.S moderno,"

    é, sei como é isso !
    me identifiqei com o texto :/
    aaaaaaaaaaaaaahhh .
    obg pelo selo, fiqei tão feliz, de verdade! *-*
    eu postei la no meu blog agradecendo .
    bj

    ResponderExcluir
  9. Franck,
    passei aqui
    mas vi que o texto é complexo.
    Volto aqui
    amanha cedo com calma.Minhas amadas visitas
    estão indo hj as 2330,
    amanha volto a minha anormalidade
    de vida, graças a Deus...assim terei mais tmepo pra escrita.
    Linda noite bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  10. Me sinto assim às vezes, como se o tempo tivesse parado na ausencia de alguem, na saudade vivida... Adoro Nina Simone, estou numa fase em que ouço bastante... Bjuu!

    ResponderExcluir
  11. eu me sinto bem presa no tempo porque não tenho hoje, uma pessoa que já ficou no passado. São sentimento ruins que eu sinto, mas uma hora supero. Adorei teu texto, tão confortante. (: beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá, Franck... retomo hoje minha leitura blogueira... e já me encontro com mais um ótimo texto seu... estamos aí! Um grande abraço. Jacson.

    ResponderExcluir
  13. este bilhete que ja tinha me causado frio na barriga lá, agora me emociona aqui... bendito bilhete... sorte nossa que ela voltou antes da primavera!

    abraço meu querido...

    Rafa Feck

    ResponderExcluir
  14. Poxaaaa o texto é da horaaaa! muito bom viu?
    Está tudo certo lá, já pode me seguir! hehe.
    Vou te seguir tb, muito bom...
    bjoos! ;*

    ResponderExcluir
  15. uau .. extraordinario ..pude me sentir como a personagem .... otimo ..

    (obrigado pelo comentario .. o que seria das pessoas sem a força?)

    ResponderExcluir
  16. Nossa Franck que maravilhoso..
    Achei lindo mesmo!
    Ah, sorri com seu sorriso!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  17. Creio que ele nao ouviu meus lamentos ;s Mas tudo bem, a vida segue... muito obrigada pelos elogios, eu adoro muito seu blog e sua maneira de escrever! admiro. beijao

    ResponderExcluir
  18. Mergulhei na sua profundidade..

    volto?

    Abraços.!

    ResponderExcluir
  19. Franck,

    Amanhã cedo, passa lá na minha casa, deixarei alguns papéis para você ler em cima da sua poltrona.

    Beijos,
    Lily/Suzana

    ResponderExcluir
  20. Tem coisas que a gente até se engasga..me senti assim lendo isso, pra Lily.

    Perfeito, lindo...precisa dizer mais?

    Um abraço Franck!!!

    ResponderExcluir
  21. A descrição, os detalhes, cada palavra foi maravilhosa! Sabe quando parece que cada letra está em seu devido lugar? Lindo..
    Entre essas idas e vindas, que haja muita paz e sossego, muito amor em cada canto da casa.

    Beijão

    ResponderExcluir
  22. Frank é tão bom ter maravilhas que nascem de outras maravilha, não acha?

    amei muito seu texto, e olha eu acho que a cada dia mais você esta desenvolvendo uma escrita apaixonante

    ResponderExcluir

(Quem dá a volta ao zodíaco comigo...)

Previsões dadas...

EU...

Minha foto
São Luís, MA, Brazil
Um brasileiro-nordestino, um cara comum, qlq um, como diria Caetano Veloso...