sexta-feira, 30 de julho de 2010

Respostas para uma pergunta

Perguntaram-me ontem quem eu sou, não soube responder ontem e nem saberia hoje, sou limitado, eu sei. Mas nesse fim de semana sou a introspecção de Clarice Lispector. Um poema de Adélia Prado. Um anjo dourado do outro lado do Oceano. O frio da serra catarinense no meu calor nordestino. Os filmes de Richard Linklater com Ethan Hawke e Julie Delpey. O mar vermelho de um aquário no Espírito Santo. As mangueiras de Belém do Pará para ficar mais sentimental. As margens do rio Guaíra. O cão danado de Ricardo Thomé solto na noite. O Ciclista solitário de Walter Moreira Santos. Uma personagem de Caio Fernando Abreu em 'Os dragões não conhecem o paraíso'. A chuva que molhou-me na última quarta-feira. As cores de Frida Khalo na parede branca. O sorvete de banana nas madrugadas insones. O pôr-do-sol que não contemplei ontem. O choro e o riso de Rafael Faller no Rio Grande do Sul. A alma de Federico no céu dos cães. A lua cheia que vejo de uma das janelas. O chá que esfria sobre a mesa para aliviar meu resfriado. As fotos amareladas estampando os sorriros da adolescência. O azul do céu de julho que minha mãe disse não conseguir mais admirar. O sotaque de Camille, minha amiga francesa. Os manguezais que cortam a Ilha. A voz de Nina Simone cantando, só para mim, blues. Os telhados do centro de São Luís apinhados de pombos ao amanhecer. A solidão de corpos adormecidos dos amantes. O beija-flor que visita meu jardim todos os fins de tarde. A moça da minha rua debruçada na janela todas as manhãs. O cheiro do doce de abóbora que invade a casa numa tarde de sábado. Um catador de conchas num domingo nublado. As mulheres das crônicas dos livros de Martha Medeiros... Eu sou... Eu sou... Quem eu sou? Talvez uma incógnita. Uma resposta. Uma pergunta. Um homem comum, qualquer um aqui, lá, acolá...

(by, franck)

37 comentários:

  1. Muito bonito este texto. É muito difícil ás vezes conseguirmos fazer um retrato fiel do que somos, ninguém melhor para o fazer que alguém que nos conheça bem e goste de nós.

    Beijinhos,
    Ana Martins
    Ave Sem Asas

    ResponderExcluir
  2. FDS introspecto - pra fora! (se é que me entendes...) Um grande abraço, Franck!

    ResponderExcluir
  3. ...por tudo que lí aqui,
    você é LINDO e ponto e basta!

    smacksssssssssssssss

    ai que vontade de doce-de-abóbora!

    tem aí, lindura?

    ResponderExcluir
  4. "... A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas mas não posso explicar a mim mesma..."

    (Alice no País das Maravilhas)

    Voce é um baita de um Poeta...e ponto!
    bjossssssss

    ResponderExcluir
  5. Tbm me deu água na boca...o doce de abóbora, claro! ^^
    E fiquei c/uma inveja branca do "catador de conchas"... Ah, fiquei sim!

    =)

    bjo

    ResponderExcluir
  6. Quanta criatividade vi em seu texto!
    Adorei.
    Penso mesmo que todos somos uma incógnita.

    Muita paz, um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Ah, sim... Rafael agradece, de um jeito só dele... Abraço, Franck. (Jacson Faller).

    ResponderExcluir
  8. Talvez eu post aqui o
    que deixei pra vc la no orkut.
    Esta afiadissimo e com a cabeça
    ma
    ra
    vi
    lho
    sa
    men
    te
    ativa e a mente AGUAÇADA. Adorei.
    Mas quem é voce?
    Cada um d enos tem a resposta dentro
    do peito,
    Te adoro.
    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  9. Franck,

    Eu disse, no seu post anterior, que ia escrever um texto, acabei escrevendo dois, demorou porque estou cansada. Aí, li o comentário que me enviou, agora, por último.

    Voltei para lhe dizer que entendi cada palavra, vírgula, frase, entrelinha e toda a informação que passou neste texto maravilhoso. Eu entendi tudo. Tudo.

    "E, então, eu pensei que, confiando a você o segredo da minha dor, você poderia me ajudar, ou simplesmente ouvir em silêncio, você que vê beleza nos traços que dou ao desenhar abraços e levezas."

    Escrevi isso para você naquele meu texto. Você veio à minha casa, viu o que queria ver e conseguiu me entender porque você sente o mundo, as pessoas, tem a alma pura, porém observadora, curiosa e bastante perspicaz.

    Então GUARDA-ME! GUARDA-ME!

    Não voltarei na segunda-feira. Decidi sair de férias hoje. No domingo, minha casa estará cheia para duas comemorações, estarei cansada na segunda-feira e penso, que, se é para sair, então que saia logo. Se um dia eu matar alguém, não vou dar veneno, vou dar um tiro num lugar vital para morrer de uma vez só. Quando mato uma barata, mato de uma vezada só. Não suporto sofrimento aos poucos. Acho inclusive que ninguém deveria morrer devagar, deveria ser num único golpe. Não gosto de conversinha fiada, e ficar falando que volto na segunda-feira para publicar dois textos e depois sumo, para mim é conversinha fiada.
    Beijo na alma, Franck!
    Até a volta!
    Estarei por aí, por aqui, mais por aqui, mas sempre!

    ResponderExcluir
  10. Franck....eu tbm não sei quem sou.
    E acho que desisti de saber...Hoje eu sou a Silvia que esta vivendo tudooo que pode, sem obedecer nada. Setas? Ordens? Códigos? Nem sei o que é isso.
    Hoje to seguindo meio a meio a razão e a emoção.
    Sim, porque meu coração é meio besta, e tenho que usar a razão pra dar uns solavancos vezequando no mesmo.
    Mas uma coisa eu sei:
    Sei que você é o Franck.
    O cara de peito aberto pra vida.
    O cara que se expõe sem medo de parecer ridiculo (nisso a gente empata), o cara que fala das coisas da vida, com tanta boniteza, que a gente passa a ver a vida com outros olhos.
    Ahhh meu amigo, eu gostei de você assim de cara.
    Me recebeu de barços abertos, me ofereceu o banquinho, o café, e a sua amizade.
    Num mundo hoje tão conturbado, de gente tão individualista (E bossal), conhecer um cara como você, é encontrar aquela pérola rara dentro de uma ostra.
    Então, EU SEI QUEM É VOCÊ.

    Beijooooo Franck.

    ResponderExcluir
  11. Franck, me passe seu email?!!

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Arrepiou! Que texto mais lindo! Adorei ler isso! E olha, sei bem do que falou sobre o frio da serra catarinense, rsrsrs. Amei o seu texto1 Ddaria pra publicar em qualquer jornal ou revista. Divina inspiração! Parabéns! Beijos pra ti! E continue... tô gostando...

    ResponderExcluir
  13. é bom ser vc, é bom ser um Ser cheio de beleza, beijos do menino.

    ResponderExcluir
  14. Oi Franck, tudo bem?
    Menino, ficou ótimo seu texto, eu já fiz tanto uma auto análise da minha pessoa, sei exatamente quem eu sou, rs.
    Que bom q superou menino, fico feliz por isso.
    Desculpe a demora em responder, estou super resfriado, muma correria daquelas, dai já viu né? rs
    Abração

    ResponderExcluir
  15. Eu não saberia como responder este inquérito.

    Mas, embora sie que tô copiando esta idéia de algum lugar... o sujeito pode ser (ou vir-a-ser) a composição de todos esses elementos ai que você citou. :D

    abraços

    ResponderExcluir
  16. Foi uma das melhores definições que já li, sobre a famosa pergunta, realmente somos tudo aquilo que passamos e até as pessoas com quem vivemos, somos a mistura de tantas coisas... Um psicólogo me ensinou que quando se faz essa pergunta a primeira resposta que vem é a coisa mais importante na vida de quem responde, no seu caso "a introspecção de Clarice" (?) hehe, bem, melhor que uma profissão ou algo parecido, me identifico muito com ela também, a escrita dela me inspira muito (até antes de conhece-la, acho que tenho características parecidas)... Não acho que seja limitado por não saber dar uma resposta direta e fria a essa pergunta, os maiores pensadores de todos os tempos não responderam... Quero agradecer muito pelo carinho e pelas palavras de suas visitas! Seria bom marcar um dia de Nina hehe...poxa... Gde abraçooo!

    ResponderExcluir
  17. Olá Franck! obrigado pela sua visita. Eu acredito, que nós somos uma pessoa diferente, em cada dia das nossas vidas. Embora sejamos só uma pessoa, somos pessoas diferentes, todos os dias, porque vai depender do nosso humor e estado de espírito. abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  18. Oi Franck,
    gostei do texto
    essa é uma pergunta que todos nós nos perguntamos.
    Até hoje ainda não sei quem sou
    só sei que ainda não sou quem quero ser...
    Um abraçooo amigo,
    Um ótimo fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Frank!
    Essa pergunta sempre a nos pegar no contrapé né?
    Mas penso que vc respondeu muito bem! Acho que fato todo mundo acaba sendo uma mistura de coisas, gostos, lembranças!
    De fato talvez seja incógnita, uma resposta e uma pergunta ao mesmo tempo! Lindo texto!
    Beijo grande e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  20. Amigo Frank,
    Enfim o fim do relato hahahaha
    Minha esteve uma loucura e ainda está.
    Passando pra agradecer o calor de sua visita.
    É sempre bom tê-la.
    Bju
    Arthur

    ResponderExcluir
  21. Obrigada pelo comentário tão apoiante que me deixou Franck :)
    Gostei muito do texto, eu não sei quem sou também !

    ResponderExcluir
  22. Lindo, lindo texto! É isso que somos no final das contas. Somos o momento, somos. Somos um pouco de tudo, a essência que vai mudando pouco a pouco. É complicado responder essa pergunta tão "simples". Belo texto, belo tema e belo conteudo! Beijos

    ResponderExcluir
  23. Traduziu bem Franck =) Eu estou encontrando sim caminhos... e isso é maravilhoso pra mim! obrigada por sempre estar por la ;)

    ResponderExcluir
  24. E esse teu texto é um dos mais inteligentes que eu ja li em toda minha vida =) parabens!

    ResponderExcluir
  25. e mais profundamente ainda:
    Você é um verso de Manuel Bandeira que se lê entre risos e lágrimas de gozo.

    Frank, tu és nossa poesia diária

    ResponderExcluir
  26. Tão lindo que me deixou tonta ao ler.
    Tem gente que não conheço, mas era como se conhecesse.
    com amizade Monica

    ResponderExcluir
  27. Um delicioso poeta!


    Bjos querido.

    Já estava com saudades daqui.

    ResponderExcluir
  28. Ou seja, voce é um pouco de tudo, uma compilação de suas vivencias, do que já viu e leu, do que gostou.

    ResponderExcluir
  29. Lindo texto! Vai ver somos todas estas coisas mesmo que nos rodeiam, todos estes sentimentos que nos afligem, talvez sejamos mesmo indescritíveis... rsrs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  30. Na verdade, todos "SOMOS"...e somos "TODOS"...beijos em seu coração!Bom domingo!

    Bia

    ResponderExcluir
  31. um homem comum, franck?
    estou aqui pela primeira vez. tenho 15 anos e seria uma imensa mentira dizer que entendi tudo: os personagens, com a dicção de seus nomes e suas almas que certamente não chegarei a conhecer.
    mas, quem sabe? gostei daqui, lembra-me campo e eu quero uma casa no campo.

    um abraço.

    ResponderExcluir
  32. Ual, nossa, também adoro doce de abóbora, sou uma verdadeira formiga.
    Mas esta é um incógnita da vida, dizemos tantsa coisas, e ao perguntar quem somos, por vezes quase ficamos calados, filosofastes muito ai, parabéns. Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Franck, queridoooooooooooooooooooo!

    E bota coincidência nisso!!!
    Eu andei descobrindo Bivar a pouco tempo, mesmo tendo algum conhecimento dele.
    Quero ler esse livrooooo que vc me disse.
    Tá anotado!!
    Melhorou? Foi no show?
    Conta tudooooo rs.
    E haja sono (To caindo aqui), mas com preguiça de sair dessa cadeira.

    Te abraço forte!
    (Como diria Caio, meu poeta maior)

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Olá , meu amigo!

    Na verdade, somos todos fragmentos... de vida, de muitas vidas!
    Freud escreveu que... "Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais; somos também, o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos;
    somos as palavras que trocamos, os enganos q cometemos,os inpulsos a que cedemos, "sem querer".
    Abraços, o blog está lindo!

    ResponderExcluir
  36. Que post sublime.
    Um dos melhores que já li, Franck.

    É difícil tentar explicar esses sentimentos, mas você outra vez, conseguiu deixar tudo incrível.

    ResponderExcluir

(Quem dá a volta ao zodíaco comigo...)

Previsões dadas...

EU...

Minha foto
São Luís, MA, Brazil
Um brasileiro-nordestino, um cara comum, qlq um, como diria Caetano Veloso...