domingo, 4 de julho de 2010

..."a via-crúcis do corpo/o mundo caminha assim/a via-crúcis da alma/essa nunca vai ter fim"... (Cazuza)


"Meus heróis morreram de overdose."
(Vinte anos sem Cazuza)


Na tarde do dia 19.01.82, fazia muito calor nesta cidade, era uma tarde normal de um dia normal e não passaria disto não fosse a notícia trazida por um colega de escola. Notícia que alterou significativamente, não só aquela tarde como também minha cabeça. ELIS MORREU. Foi como se ele tivesse fincado uma faca em meu peito. Lembro apenas que falei: 'fiquei orfão'. Daquele momento em diante, quem cantaria minhas dores?
Apartir daquele dia, me agarrei a Caetano Veloso, como se fosse um 'coelho de pelúcia', comecei a curtir Caetano adoidamente, até que um dia, caminhando pela cidade mendigando carinho, atenção, afeto, escutei uma música que vinha de uma loja de discos; chamou-me atenção uma frase: 'ser teu pão, ser tua comida, todo amor que houver nessa vida'... Entrei, perguntei quem era e a balconista estendeu-me o disco: Barão Vermelho. Era completamente desconhecido para mim, mas eu queria. Em casa escutei todo o disco e fiquei de quatro. Poesia viva. Havia sangue, pulsação, suor, dor, lágrimas em cada sulco do disco. Naquele momento tornei-me um macaco do CAZUZA.
Na manhã do dia 07.07.90, uma manhã cinzenta nesta cidade, a locutora da rádio interrompe a programação e comunica: 'Gente, Cazuza morreu!'. Sentir uma tristeza, um nó na garganta, mas em vez de chorar, comecei a cantar 'Maior abandonado', 'Condinome beija-flor', 'Exagerado' e tudo que lembrava. Sair, fui para a rua, olhei para o céu, para a cara das pessoas caminhando nas calçadas, para o policial controlando o trânsito. Parecia que nada tinha acontecido. Sentir vontade de gritar: 'Morreu um tremendo poeta, morreu um cara que acreditava no amor e apostava na vida. Morreu uma idéia, um estilo. E eu estou viuvo!' Mas eles não entenderiam nada. Eles estão corroidos pelo sistema. Quem me consolaria? Caetano Veloso? Angela Rorô?
A geração de 60 e 70 fizeram minha cabeça ao romperem com todas as barreiras impostas. Mas o cifrão corrompeu nossos sonhos de ideologia. Fomos atropelados na estrada quando começamos atraver-nos a andar de mãos dadas pelas avenidas, as patas sujas e pesadas do cifrão pisotearam nossas cabeleiras floridas. Não há mais com o que sonhar. Quando Lennon proclamou o fim do sonho, eu ri, porque acreditava que após o término de um sonho aconteceria outro e outro e ad infinitum. Hoje reconheço o quanto Lennon estava certo.
Resta-nos, resta-me homenagear Elis e passar o dia ouvindo-a, resta-me homenagear Cazuza e ouvi-lo o dia inteiro no dia 07/07, dia de vinte anos sem ele, que façamos isso, ouvi-lo nesse dia!
(by, franck)

35 comentários:

  1. "..Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos, estão no poder!!!!!Ideologia, eu quero uma pra viver..."
    Ah,devia mesmo era ser nosso hino nacional!
    Amo Cazuza, embora tenha pego ja o finalzinho de sua exsitencia, mas amo cada letra de suas musicas...
    Incomparável!
    bjossssss

    ResponderExcluir
  2. Um verdadeiro revival dos anos 70 e 80. Tudo isso me arrepia.

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  3. Cazuza.. me curvo toda vez que falo o nome desse genio =) Maravilhoso! Obrigada sempre pelos conselhos la no blog!

    ResponderExcluir
  4. Acompanhei de carteirinha toda a trajetória do Cazuza... De certa forma, sou um sobrevivente dos anos oitenta (em vários sentidos)... Deixo-te um bilhetinho azul, Franck, e meu desejo de uma ótima semana para nós! Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Grandes cometas q fizeram e ainda fazem a verdadeira diferença aos nossos ouvidos.


    bjo
    de paz

    da
    LizA

    ResponderExcluir
  6. Uma postagem bem intensa e cheia de sentimento... Tudo o que a gente pode fazer é continuar ouvindo as músicas antigas e não deixar que elas caiam no esquecimento, eu acho.
    Adoro ler teu blog, sempre tem algo interessante escrito de uma maneira gostosa de ler, parabéns :)

    ResponderExcluir
  7. Cazuza era incrível, representou uma época muito bem, obrigado. Foi surpreendente em tudo e nos deixou alguns legados bons.

    Muito bom o seu post.

    Beijos!
    Bom início de semana.

    ResponderExcluir
  8. E viva!
    Mas sabe, estive na cidade de Vassouras ,
    a 3 anos passados.A familia ia trabalhar eu eu ainda me deixava ser arrastada por ela de cima pra baixo.La nesse vez, sai cidade a dentro sozinha(falando assim ate parece que é grande a cidade, é nada)
    Fui parar na casa de Cultura local, la estava acontecendo uma exposição .nada mais nada menos que de:CAZUZA.Nossa! Qaunta coisa!Deguitarra a roupa com ele foi batizado.Fiquei encantada, descobri um livro numa vitrime, era de Clarice e tinha anotações de Cazuza, gente ! Como eu ele conversa com os autores.La estava escrito alguma malcriação dele pra Clarice!Dizia: Dessa vez vcvai me desculpar,mas discordo de vc.
    Intrigada quis saber q livro era,dai a propria secretaria de culturaabriu a vitrine e mandou fazer uma etiqueta a meu pedido para expor pra os visiante.Eu como sempre me metendo em tudo.
    Logo um alvoroso me fez querer sair logo dai,mas antes perguntei pq da exposição. Me informaram que Cazuza nascera naquela casa, era periodo de aniversario dele e a familia que ainda mora em Vassouras acabara de chegar para visitar a exposição.Nossa! Adorei viver esse momento. Ah sim! O Nome do livro? Vou ver onde esta anotado(num caderno de capa vermelha )e digo depois.
    Bjins entre delírios e delírios

    ResponderExcluir
  9. Ideologia,,,eu quero uma pra viver.....abraços de boa noite,,,lembro me desse dia tambem....

    www.olivrodosdiasdois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. No Multishow tava passando umas coisas dele um dia desses. Acho o trabalho dele massa e a historia de vida dele também.. no esquecimento ele nunca vai parar #FATO

    ResponderExcluir
  11. Franck,



    Que beleza de escrito!

    O nosso Cazuza certamente cantaria esse postado ou se encantaria com ele!


    um abraço, Marluce

    ResponderExcluir
  12. Oi, Franck!
    Obrigada pelo carinho tão especial. A poltrona, sim, já é sua! Estou numa fase de reencontro comigo mesma, uma fase íntima demais, ando com a emoção exposta... Acho até que é o meu primeiro encontro comigo mesma! Obrigada por existir, por me acolher e por ter me apresentado Nina Simone!
    Um grande abraço,
    Suzana/Lily

    ResponderExcluir
  13. O cazuza é incomparável =) maravilhoso texto amigo
    se cuida e uma ótima semana para você

    ResponderExcluir
  14. Os bons morrem jovens...assim parece ser...

    Vamos ouvir Cazuza amanhã, então. Tá combinado...rs

    Beijos Franck!

    ResponderExcluir
  15. Cazuza, Caetano, Angela, Elis...

    Chico, Bethânia, Gal, Marisa,...

    Somos muito ricos! Isso é Brasil!

    Beijo, Franck querido!

    ResponderExcluir
  16. e os bons acabam morrendo jovens não? Injustiça, porque hoje em dia pra sair um artista que preste é como acertar na loteria.
    Não fazem mais musicos bons como antigamente.

    ResponderExcluir
  17. Frack, hj estou quase 100%, mergulhei nos blogs,na composição poetica.Minha alma esta em festa...parece por vezes criança peralta, por outras...gente grande que apronta tanto,
    meus olhos hoje tem um brilho que adoro quando acontece.E nesses tempos assim gosto d ouvir exatamente Cazuza que é o que faço desde cedinho...essa letra é uma das que adoro.

    Cazuza
    Composição: Cazuza
    Poetas e loucos aos poucos
    Cantores do porvir
    E mágicos das frases
    Endiabradas sem mel
    Trago boas novas
    Bobagens num papel
    Balões incendiados
    Coisas que caem do céu
    Sem mais nem porquê
    Queria um dia no mundo
    Poder te mostrar o meu
    Talento pra loucura
    Procurar longe do peito
    Eu sempre fui perfeito
    Pra fazer discursos longos
    Fazer discursos longos
    Sobre o que não fazer
    Que é que eu vou fazer?
    Senhoras e senhores
    Trago boas novas
    Eu vi a cara da morte
    E ela estava viva
    Eu vi a cara da morte
    E ela estava viva - viva!
    Direi milhares de metáforas rimadas
    E farei
    Das tripas coração
    Do medo, minha oração
    Pra não sei que Deus "H"
    Da hora da partida
    Na hora da partida
    A tiros de vamos pra vida
    Então, vamos pra vida
    Senhoras e senhores
    Trago boas novas
    Eu vi a cara da morte
    E ela estava viva
    Eu vi a cara da morte
    E ela estava viva - viva!
    http://www.youtube.com/watch?v=aV2bHDynx58&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  18. Passando por aqui de novo, só pra saibas que és sempre uma de minhas casas preferidas para visitar...!
    bjossssssssssss

    ResponderExcluir
  19. Franck....
    Já te falei que vc é um dos frequentadores mais queridos do meu blog?
    Sim, vc é!
    Seus comentários sempre me deixam o desejo pela interlocução. E isso confere mais sentido ao meu escrever.

    Sobre o canal das mensagens. Acho que o canal é o ideal pra mim, mas desconhecido pro meu receptor. Entretanto,tenho pensado: se ele não consegue ver o que é tão flagrante (até mesmo no canal dele) não tem sentido mandar mais sinais.
    E o que escrevo acaba por ser apenas o exorcizar de uma inquietação que já finda.

    Abraços, querido!

    ResponderExcluir
  20. Franck estou com problemas em comentar e postar. volto depois. Nem sei se este comentário fica.
    abraço

    ResponderExcluir
  21. Oi Franck q saudades de vc e dos seus textos.
    Fikei sumida por causa do meu pc q tava um caos,nem ligar ele ligava,mas tô de volta,ainda bem.
    :*

    ResponderExcluir
  22. ...viajei contigo neste sentimento,
    e por aí posso ver o tamanho da sua
    alma linda!

    meu beijo, querido lindo!

    ResponderExcluir
  23. Poucas pessoas são eternas. Cazuza é uma delas.

    ResponderExcluir
  24. Oi Franck, como vai?
    Obrigado pela visita, seja smepre bem vindo a participar das discussões.

    Muito oportuno o post que você fez. Aqueles que constroem histórias tão singulares precisam de fato, ser lembrados com afeto. ;)

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Franck

    Ainda bem que

    "Tudo o que morre, fica vivo na lembrança"

    Beijos muitos

    ResponderExcluir
  26. brigada pela visita!!!
    to aqui te acompanhando :))))
    boa quarta-feira, beijos.

    ResponderExcluir
  27. Ei! Passando
    pra desejar uma bela quarta
    e deixar
    bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  28. eu consegui sentir as suas emoções por ter vivido em época de pessoas geniais que unia a poesia a música e fazia a arte, quando nasci todos os que eu amo já tinha morrido, Cazuza, Bandeira, Jhon lennon não tive o prazer de acompanha-los vivo.

    grande abraços amigo

    ResponderExcluir
  29. Como tu aguenta tantos comentarios? hehehehe
    Bem, eu tenho um caso meio instavel com musica. Nao sinto a mesma paixao. Acho que minha descrença em fé e espiritualidade me tornou incapaz de ter crença em musica.

    Não que eu não goste. LONGE DISSO. Amo de coração e jamais viveria sem. Mas pra mim a letra é quase um detalhe distante. Pra mim é o som que me apaixona. E dae, sim, muita coisa de cazuza me agrada. Repito roboticamente o que ele canta e fico voando nos instrumentos.

    Cada um tem o que quer :)

    r.i.p poeta

    ResponderExcluir
  30. quando eu for a são luis, ire cantar na frente da tua casa "eu to perdido sem pai nem mãe bem na porta da tua casa"

    beijos de quem também é macaco de cazuza.

    ResponderExcluir
  31. Olá Franck, que belo texto, adorei ler é sobretudo um grande elogio a Cazuza, Bandeira, Jonh Lennon, grandes poetas e grandes músicos. Cazuza é de facto o meu preferido, já passaram 20 anos da sua morte... aínda me parece que foi ontem! O tempo passa, o relógio não para!
    Quanta saudade de "Todo Amor Que Houver Nessa Vida", "Pro Dia Nascer Feliz", "Maior Abandonado", "Bete Balanço" e "Bilhetinho Azul".

    Tem um bom fim de semana.
    Beijinhos.


    PS:Projeto Cazuza
    Dentro da Sociedade Viva Cazuza foi criado um espaço destinado a guardar o acervo do poeta e compositor Cazuza, que foi de grande importância no espaço artístico brasileiro e reconhecido além fronteiras.

    Com fotos, vídeos, matérias de jornais, todos os CD's e LP's além de curiosidades como roupa do último show, a primeira camisola de bébé, brinquedos, uma cortiça com fotos que pertenciam a seu apartamento, manuscritos originais, máquinas de escrever e posters.

    A atmosfera de interesse que cerca este lugar é mágica e a aura e astral de Cazuza contagia a todos que visitam este espaço.

    ResponderExcluir
  32. Cazuza é sim poesia viva, mesmo depois de morto suas músicas transmitem uma vibração inigualável!

    ResponderExcluir

(Quem dá a volta ao zodíaco comigo...)

Previsões dadas...

EU...

Minha foto
São Luís, MA, Brazil
Um brasileiro-nordestino, um cara comum, qlq um, como diria Caetano Veloso...